Uma pessoa com 10 dioptrias pode enxergar melhor do que uma pessoa com 1 dioptria.
Sim, está certo o que você está lendo. A Dioptria, ou mais popularmente conhecido como grau, se refere ao valor da lente que é necessária para deixar a visão focada. Algumas pessoas precisam de mais grau para ter a visão focada e outras menos. No entanto, quando a visão está focada, mesmo uma pessoa com mais grau pode ter uma visão melhor do que uma com menos grau. Para avaliar a visão, é preciso que o paciente faça a leitura de letras cada vez menores, em uma distância e tamanhos padronizados.
Como exemplo, citamos uma pessoa que teve ambliopia (vista cansada), devido a estrabismo. Ela pode apresentar déficit de visão nos dois lados, mesmo sem grau. Suponhamos que o estrabismo tenha sido corrigido após o período de término de desenvolvimento da visão, deixando a visão reduzida de forma definitiva. Mesmo com um pequeno grau, essa pessoa pode não ter uma boa visão.
Agora, vejamos um caso típico de um míope, com cerca de 5 a 6 graus. Com os óculos (ou lente, ou após cirurgia refrativa a laser para reduzir o grau), pode conseguir ler letras muito menores do que aquele nosso primeiro paciente, do parágrafo acima. Portanto, grau alto não significa visão ruim – e o contrário também é verdade (visão ruim não significa grau alto).
#qualylentes #curiosidadesqualy #visaoboa #enxerguebem #dioptria #grau